Aconteceu na Casa – Show Ivan Lins – Novembro de 2023
01/02/2024No Dia Nacional de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, embaixador destaca a importância da data e a forte amizade com o Brasil, voltada para o futuro. Diplomata também cita a valorização do meio ambiente como pressuposto para as relações comerciais.
Mais de 5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo celebram, hoje, o Dia Nacional de Portugal. Além de lembrarem o poeta Luís Vaz de Camões, eles expressarão o amor e o orgulho pela pátria lusitana. No Brasil, a Embaixada de Portugal prepara uma comemoração virtual à altura da data. Em entrevista ao Correio, Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal em Brasília, contou que os eventos incluem um concerto que unirá o músico alentejano António Zambujo e a cantora brasileira Gal Costa, além de podcast, exposição artística e projeção das cores da bandeira portuguesa em monumentos de Brasília. “É uma ocasião para se trocarem afetos, festejar no país e no exterior.
Nessa data, nós, portugueses, nos sentimos todos mais próximos uns dos outros”, explicou o embaixador. Além de destacar a importância da data, o diplomata enalteceu a “parceria” entre os povos de Brasil e Portugal. “Trata-se de uma relação muito densa, rica e diversificada, que vale, antes de tudo, pelas pessoas que, sem parar, cruzam os dois lados do oceano e, com a nossa língua comum, constroem as pontes que nos unem”, comentou. No âmbito dessa cooperação, Ramos também valorizou a importância de um trabalho em rede entre as Câmaras de Comércio Portuguesas, no Brasil, e os Hospitais Beneficentes Portugueses. Para o embaixador, as Cátedras Camões têm um “potencial enorme” na promoção da relação em setores como educação, ciência, cultura, língua, ciência e tecnologia. Ele ressaltou, ainda, a forte relação institucional entre Lisboa e Brasília, e citou recentes visitas de ministros de ambos países.
O que se celebra exatamente no Dia Nacional de Portugal e de que modo a Embaixada pretende comemorar a data de hoje?
O dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, lembra a morte do grande poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, mas é muito mais do que essa celebração simbólica. Une, num abraço em português, os mais de 5 milhões de compatriotas nossos que se encontram espalhados pelo mundo.
É uma ocasião para se trocarem afetos, festejar no país e no exterior. Nessa data, nós, portugueses, nos sentimos todos mais próximos uns dos outros. Neste ano, assim como em 2020, não nos será possível celebrar presencialmente, mas não deixaremos de comemorar no universo virtual. Hoje, disponibilizaremos em nossas plataformas um concerto que unirá dois virtuosos artistas, o português António Zambujo e a brasileira Gal Costa, que simbolizam tão bem as pontes que a cultura vem construindo.
Também será lançado mais um episódio do podcast Cruzamentos Literários, que visa dar a conhecer como escritores do universo da língua portuguesa pensam a literatura e o mundo. Este episódio — o décimo da série — tem como convidada a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso. Graças ao sempre inestimável apoio do GDF, as cores de Portugal estarão presentes aqui em Brasília, nos edifícios da Biblioteca Nacional e do Museu da República. Ontem, abrimos as portas da Embaixada de Portugal para uma visita guiada à exposição Oréades, de Gabriela Albergaria e Marcelo Moscheta, um diálogo luso-brasileiro em torno de Brasília e do Cerrado que queremos partilhar com o maior número possível de brasilienses, dentro das normas atualmente em vigor.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro, Marcos Pontes, acaba de assinar memorandos de entendimento com Portugal. Qual a importância destes documentos e quais setores abrangem?
Os memorandos assinados vão permitir uma maior aproximação entre os dois países em três áreas particularmente críticas da ciência: o lançamento de uma rede de cooperação para a promoção da cultura científica e tecnológica; o desenvolvimento de nanociências e tecnologias quânticas; e o desenvolvimento da física nuclear, de partículas, astropartículas e cosmologia.
Para além da assinatura dos memorandos de entendimento, que resultaram de meses de trabalho conjunto a nível técnico, eu gostaria de realçar a importância da visita do ministro Marcos Pontes a Portugal, por dois motivos principais: ele esteve presente na cerimónia de inauguração do cabo submarino Ellalink, que liga a América Latina à Europa por meio de duas cidades do Brasil e de Portugal — Fortaleza e Sines — e conversou com o ministro português da Ciência e Tecnologia sobre vários outros assuntos, como, por exemplo: o AIR Center (Atlantic International Research Centre), uma organização colaborativa internacional, com sede nos Açores, a qual promove uma abordagem integrada sobre espaço, clima, oceano e energia no Atlântico, com vários polos em universidades no Brasil e possibilidades de cooperação interessantes com o Programa Espacial Brasileiro, que registra notável expansão.