Cultura

Biblioteca

Inaugurada em 1957, a Biblioteca conta com precioso acervo de cerca de 12.900 volumes, consultado diariamente por dezenas de estudantes, professores e pesquisadores. Conta também com sala de leitura e um confortável Anfiteatro com 120 lugares para palestras, apresentações e concertos musicais para público reduzido.


Destacam-se livros sobre Filosofia, História, Catálogos de Arte(Museus e artistas contemporâneos); Partituras de música do século XVI-XIX da Fundação Gulbenkian e música do período de D.João VI; História e Literatura dos países de língua portuguesa; História da língua portuguesa no mundo ( Ceilão, Timor,Goa) além de obras de referência, inclusive dicionários de Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco.


Com o passar dos anos, as doações contribuíram para enriquecer o acervo e a biblioteca passou a fazer empréstimo de livros tornando-se conhecida no meio estudantil. A biblioteca dispõe de um patrimônio de grandes proporções, ressaltando a tradição e a preservação dos valores históricos e culturais dos portugueses em São Paulo.


Consultas

As consultas podem ser realizadas a partir de fichas separadas por assunto e em ordem alfabética de autores.


Horário de funcionamento:

2ª a 6ª feira – das 12 às 17 horas / tel. 3273.5555


Destaque de algumas obras :

Download

Baixe todo o acervo da Casa de Portugal em ordem alfabética, por SOBRENOME, NOME e TÍTULO. E consulte quando quiser:

Biblioteca
A-D
Biblioteca
E-N
Biblioteca
O-Z

Galeria de artes

A Galeria de Artes com uma área de 156 m², funciona no mezzanino do Salão de Festas de fácil acesso ao público, constitui um excelente espaço para exposições.

Orquestra Arte Barroca

"Formada em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como proposta interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e XVIII. Com entusiasmo, estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua interpretação orientando-se pelo estudo de tratados de época do período Barroco, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Busca também uma sonoridade diferenciada utilizando-se de cópias de instrumentos barrocos usados nas orquestras daquele período. Além de violinos e violas, usa outros instrumentos que compunham o baixo contínuo, tais como violoncelo, contrabaixo, guitarra barroca, teorba e cravo. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em sites especializados procura trazer ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita".


Os mesmos realizam os seus ensaios todas as terças-feiras aqui na Casa de Portugal.

Grupo Folclórico

Fundado em 10 de Outubro de 1973, com o objetivo de divulgar o Folclore Português ao povo brasileiro e manter vivas as tradições da pátria Mãe junto aos imigrantes, objetivo o qual, mais tarde, foi estendido aos Lusos Descendentes e, destes, para seus amigos próximos e brasileiros, transformando o Grupo Folclórico num local de integração onde os Luso Descendentes ou não, bailam lado a lado, com o mesmo garbo e entusiasmo, de um Vira do Minho, um Fandango do Ribatejo ou um Corridinho do Algarve.


Trajes

É um dos Grupos Folclóricos mais antigos de São Paulo com atividade ininterrupta, focado na autenticidade de seus trajes, possuindo um guarda-roupas com mais de 110 peças, o que demanda um árduo trabalho de manutenção e reposição, assegurado pelo próprio Grupo, na sua maioria peças de Viana do Castelo (Minho) considerada a capital do folclore em Portugal.


• 32 Trajes femininos (Lavadeiras de Luxo)

Minho – (Viana do Castelo) Norte de Portugal


•12 trajes de noivas do Minho

Minho – Norte de Portugal


• 4 trajes de mordomas – trajes do século XVII, bordados manualmente com pedrarias.

Minho – Norte de Portugal


• 42 Trajes Variados

Minho – (Viana do Castelo) Norte de Portugal


• 35 Trajes Variados

Todas as regiões de Portugal incluindo Madeira e Açores


Composto por 8 pares “dançadores” e uma tocata formado por 5 concertinas, 2 acordeons, 1 cavaquinho, 1 viola braguesa, 1 violão, 1 reco-reco, 1 ferrinho (triangulo), 1 bumbo, 1 par de castanholas e coro com 4 vozes numa formação completa, as apresentações podem ter duração de 30 minutos a 1 hora e 30 minutos, constituindo-se num show muito alegre, dinâmico, colorido e participativo junto ao público, apresentando o que há de mais representativo no folclore de norte a sul de Portugal, podendo ainda, propor aos espectadores a participação num autêntico arraial português, através de um animado “vira livre”. Em apresentações de menor porte, o Grupo Folclórico poderá apresentar-se com uma formação de 4 pares dançadores e 5 músicos na “tocata”.


O Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo é a atracão artística sob medida para comemorações cívicas, aniversários de cidades, espetáculos ao ar livre, ações beneficentes, programas e anúncios de televisão, festas das nações, festas portuguesas, etc. O que garantiu ao Grupo Folclórico apresentações em praticamente todo território brasileiro, como por exemplo:

Eventos e personalidades que passaram pela Casa de Portugal

Fundado em 10 de Outubro de 1973, com o objetivo de divulgar o Folclore Português ao povo brasileiro e manter vivas as tradições da pátria Mãe junto aos imigrantes, objetivo o qual, mais tarde, foi estendido aos Lusos Descendentes e, destes, para seus amigos próximos e brasileiros, transformando o Grupo Folclórico num local de integração onde os Luso Descendentes ou não, bailam lado a lado, com o mesmo garbo e entusiasmo, de um Vira do Minho, um Fandango do Ribatejo ou um Corridinho do Algarve.

Programas de Televisão:

- Ana Maria Braga

- “Estrelas” | Angélica

- Vídeo Show

- Fantástico

- TV Mulher

- Novela “As Pupilas do Senhor Reitor”

- SBT Reporter

- Hebe

- Domingo Legal

-Programa Especial de Aniversário de SP

-”É O SHOW”

-Todos Cantam a Sua Terra

- Olga Bongiovanni

- Roberto Leal

- Rede Vida Visita

- Vida Melhor

- Comunidades Marilu Torres

Discografia

Com 03 CDs gravados com a denominação de “Canta Meu Povo” (volumes I, II e III), coletânea do repertório, com tiragens de 5000 exemplares e 1 DVD gravado ao vivo durante a Festa da Vindima em 2008 na própria Casa de Portugal.

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal é reconhecido como um dos melhores do Brasil, apresentando, com sua experiência e seu rico repertório, um programa variado de forma a dar a seu público um programa completo, alegre e intenso com o que há de melhor no colorido e contagiante folclore de Portugal.

  • 01
  • responsive slider
  • Biblioteca_1
bootstrap carousel by WOWSlider.com v8.8